Se liga nos papos!!
Seis  assuntos que os pais devem ter com os adolescentes!




Como não amar a vida de adolescente, com tantas descobertas acontecendo, amores e histórias para um dia serem contadas. Porém existe a parte duvidosa chamada: escolha.
Querendo ou não os jovens precisam escolher a profissão, o que cursar, trabalhar ou estudar,  saber  mais sobre drogas. Mas como podemos ajudar? O que abordar para tentar facilitar essas escolhas? É o que vamos discutir, agora.
1°. Família: Este é o ponto principal, já que se trata da base de tudo. Mas na maioria dos casos há uma falta de conversa e amizade de ambos os lados, o que pode criar uma certa rixa entre pais e filhos.
2°. Sexo: Esse é um tabu para qualquer jovem, são tantas dúvidas e falta de informação principalmente da parte dos pais, que acabam se sentindo desconfortáveis com o assunto. E isso acaba fazendo os adolescentes receberem informações erradas das ruas ou até mesmo dos amigos inexperientes, criando mais casos de gravidez na adolescência.
3°. Amizades: Esta é a fase em que o relacionamento e o ciclo de amizades começam a aumentar. É um dos lados positivos da adolescência, pois com essas pessoas eles começam a se descobrir, assim como personalidade também.
4°. Escola: O colégio é a porta principal para as futuras escolhas que eles irão fazer em suas vidas, o tempo escolar é o período de autoconhecimento e preparação profissional. Por isso, os adolescentes devem aproveitar ao máximo essa fase.
5°. Trabalho: Eis que o adolescente completa 18 anos e o tempo de ter mais responsabilidade chega. E, junto com ela, a insegurança e o medo de não conseguir o emprego para, na maioria dos casos, pagar a faculdade.
6°. Universidade: Esse assunto costuma ser um pouco confuso, pois os jovens criam muitas dúvidas sobre qual curso fazer e bem antes disso, vêm a preocupação com ENEM,  pois há uma pressão enorme dos pais sobre os adolescentes, tornando essa escolha mais difícil.
A solução é bem simples: Ter mais conversa e se aproximar um do outro, buscar uma relação de amizade e não só de pais e filhos. Também fazer com que eles busquem informações sobre como explorar a sua sexualidade. E pôr na cabeça que não adianta o nervosismo na hora de procurar trabalho. E, no final de tudo isso, acaba que ser adolescente é a melhor coisa da vida.

A seguir, sugerimos alguns sites que podem ajudar tanto aos jovens quanto aos pais a conviver melhor com essa fase da adolescência

site: familia.com.br : 10 dicas para ter conversas dificeis com seu adolescente.
site: delas.ig.com.br: como fazer seu filho adolescente te ouvir.

Referências bibliográficas:
*familia.com.br: topicos para discutir com adolescentes.
*universa.vol.com.br: temas que você deveria ter conversado com seu filho adolescente.

Autoras: Rania Oliveira
              Vitória Cavalcante

Edição e finalização: Renata Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANTO MAIS PERTO VOCÊ OLHA, MENOS VOCÊ VÊ - A História da Mágica em suas Mãos

Bela Liberdade

Você se assumiria por Amor? - A história de um casal que superou preconceitos. Fan FIc - HaiKYuu!!