Conheça a trajetória de um estudante do Zé Valdo que passou em 1º lugar no IFCE




O Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, é um verdadeiro pesadelo para muitos alunos, pois trata-se de uma prova elaborada pelo  Ministério da Educação, que pretende avaliar o conhecimento dos estudantes, que estão concluindo sua fase escolar, nas quatro competências básicas de ensino: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
A prova é composta por 180 questões objetivas, ou seja, 45 questões para cada área do conhecimento, e uma redação. O exame, que é usado como uma forma de ingresso para universidades nacionais, substitui, em muitos casos, o vestibular regular. Com a nota do Enem, o estudante pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa criado pelo governo, o que possibilita que os estudantes se candidatem para instituições públicas de ensino superior. O candidato pode escolher duas opções de curso de graduação de diversas instituições brasileiras em qualquer estado brasileiro.
Alef Bruno, 19 anos, ex-aluno desta instituição carinhosamente apelidada de Zé Valdo, foi aprovado em duas (2) universidades no ano passado (2017), graças ao seu desempenho no ENEM. Alef, que aplicou sua nota ao Sisu, foi aprovado em 1º lugar no Instituto Federal do Ceara (IFCE), para o curso de licenciatura em Matemática. Ele nos contou um pouco sobre como se preparou para o Exame: “Eu participei da Academia Enem e complementava os meus estudos em casa diariamente. Pesquisei conteúdos que caíam com mais frequência no Enem e todos os dias eu estudava e realizava exercícios. A leitura diária melhorou minha escrita e, consequentemente, tive um melhor rendimento na redação”.


Com muito esforço e ajuda dos professores da nossa escola, Alef nos contou sobre como é participar de uma prova tão reconhecida como o Enem: “Eu já tinha realizado a prova antes, e isso para quem está no terceiro ano eu acho muito importante, pois quando cheguei no local da prova já conhecia os procedimentos a serem seguidos. Em questão de conhecimento, me senti seguro e confiante. Eu me preparei, estudei muito, eu já estava preparado para a aprovação ou reprovação, mas claro que eu queria ser aprovado. E com muito esforço e força de vontade, eu consegui.”
Hoje em dia, ele é um universitário, cursa Matemática no Instituto Federal do Ceará (IFCE) e recomenda a todos os alunos que pretendem seguir com a vida estudantil e cursar um ensino superior: “Admito que não é fácil ser um aluno de escola pública e passar em Universidade Federal, nós sofremos vários preconceitos por isso, mas não é impossível. Tudo na vida é questão de foco e força de vontade, com esses pontos você consegue tudo o que mais almeja. Quando olhei no site e vi o meu nome na lista de aprovados foi uma realização, muito grande, e hoje, está em uma universidade, me sinto ainda mais realizado. Então galerinha, vocês que desejam entrar em uma faculdade, tenham muito foco e dedicação. Você consegue!”
E nessa expectativa com os alunos do 3 ano do ensino médio prestes a realizar a prova, o Grupo de comunicação e marketing e gêneros digitais, juntamente com a Escola e todos da Gestão, desejamos a todos muita fé, perseverança e persistência. E claro, uma boa prova e boa sorte!


Autora: Ingrid Apolonio
Edição e Finalização: Renata Chaves



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANTO MAIS PERTO VOCÊ OLHA, MENOS VOCÊ VÊ - A História da Mágica em suas Mãos

Bela Liberdade

Você se assumiria por Amor? - A história de um casal que superou preconceitos. Fan FIc - HaiKYuu!!